sexta-feira, 28 de novembro de 2008

E por falar em perfumes...

.
Qual a diferença entre colônia , eau de toilette, eau de parfum e parfum?
Muito simples: as concentrações são diferentes. A colônia é a menos concentrada, seguida de eau de toilette. Depois vem eau de parfum e parfum, que é o mais concentrado.
...
.
Extrait ou parfum
É o produto mais nobre da linha; e também o mais envolvente e o mais rico dos produtos alcoólicos. Possui uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% - álcool 96%. Duração na pele: 12 a 20 hs.
.
Eau de parfum, parfum de toilette
Permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo. A base perfumada é ligeiramente modificada e sua concentração se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais. Duracão na pele: 6 a 8 hs.
.
Eau de toilette
A base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%. Duração na pele: 4 a 6 hs.
.
Eau de cologne
A base perfumada é simplificada e as notas de cabeça são acentuadas, o que dá uma sensação de maior frescor. Neste caso, a concentração é de 3 a 5%. Duração na pele: efêmero. Ideal após o banho.
...
.
Quanto tempo uma fragrância dura na pele?
Em torno de quatro horas. É aconselhável aplicar uma fragrância duas ou três vezes ao dia.
...
.

Quais são as principais matérias-primas?
São extremamente variadas e numerosas. A perfumaria é, sem dúvida, a arte que utiliza o maior número de matérias diferentes. Atualmente, centenas de produtos naturais e milhares de produtos sintéticos são corretamente utilizados em perfumaria. Matérias-primas para perfumes são encontradas no mundo inteiro; muitas vezes são raras ou difíceis de serem encontradas e, por isso mesmo, cada vez mais caras. Vejamos então algumas das matérias-primas mais utilizadas:
.
FLORES
Jasmim: a maioria dos grandes perfumes contém jasmim. São necessários 600kg de flores de jasmim, mais ou menos 5 milhões de flores, colhidas uma a uma ao amanhecer para obter 1kg de essência de jasmim. Local: Grasse (França) e África do Norte.Rosa: é necessário saber distinguir a Rosa da Bulgária e Rosa de Maio (cultivada em Grasse). Da combinação de ambas se obtém a fragrância mais suave da rosa.Flor de Laranjeira: cuja essência se chama Neroli, de Provence (França), Itália e Egito.Tuberosa: fragrância que faz lembrar a flor do lírio.Ylang-Ylang: da Índia, cujo nome significa “flor das flores”.Lavanda: de Haute Provence (França).
.
GRÃOS
Fava Tonka: da VenezuelaCoentro: dos países mediterrâneosAmbrete: (do âmbar) da Índia e AntilhasPetit grain: proveniente das folhas da laranja azeda (Itália).
.
MADEIRAS E CASCAS DE TRONCOS.
Sândalos de Misore: Itália.Cedro do Quênia e do Atlas: Marrocos.Casca de canela: do Ceilão e Madagascar.Casca da Betula: da Rússia e Canadá - utilizada para a nota “cuir” (couro).
.
FOLHAS
Patchouli: da Indonésia
.
MUSGOS
Musgo de Carvalho: da Iugoslávia e que é a base de todas as composições Chyprees
.
RESINAS
Na origem das notas balsâmicas:Galbano da PérsiaBenjoin do SiãoOpopanax da AbissíniaMirra do Oriente
.
ERVAS AROMÁTICAS
TomilhoMenta
.
CÍTRICOS
Que são a base das notas Hesperidees:Limão da Itália e CalifórniaBergamota da Calábria (Itália) e Costa do MarfimLaranja da Espanha e da FlóridaTangerina da Itália
.
RAÍZES
Vetiver de Java
.
PRODUTOS DE ORIGEM INCOMUM
Âmbar Gris: âmbar, secreção rejeitada pelo cachalote e recolhidas nas águas do Oceano Índico e ao longo da Costa do Peru.Musk (almíscar): proveniente de uma glândula da cabra do Tibete, HimalaiaCivete: extraído do gato selvagem da Abissínia
....
Fonte:
www.perfumes.com.br
www.sacks.com.br

Nenhum comentário: