segunda-feira, 29 de junho de 2009

O valor do Tempo

.
Amigos, nestes dias tão atribulados, segue uma meditaçãozinha que nos ensina sobre o vaor do tempo. Eu já a tinha recebido no email, mas é sempre bom relembrar a lição:
.
.
O Valor do Tempo
.
Em certa aldeia no interior da China, um jovem vivia sem dar importância nenhuma ao tempo. Sempre deixava tudo para depois, julgava-se dono do tempo e que poderia abusar dele o quanto quisesse, não assumindo objetivos e nada com responsabilidade. Se assumisse algo dava sempre um jeito de "conspirar" contra, atrasava e não se importava com os outros ficarem esperando.
.
Certo dia ele encontrou um velho sábio que dizia ser uma pessoa feliz, pois soube aproveitar muito bem o seu tempo e mesmo no final de sua vida o que ele mais fazia era valorizar o pouco tempo que ainda lhe restava.
.
Curioso o jovem perguntou: - Senhor, por que você valoriza tanto o tempo? E poderia me dizer qual é o valor dele?O sábio, percebendo o interesse do jovem, respondeu: - Para melhor entendimento do valor do tempo, vamos transformá-lo em dinheiro. Imagine que você tenha uma conta corrente e, a cada manhã, você acorde com um saldo de 86.400 moedas. Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz?- Eu ia gastar cada centavo, é claro! Respondeu convicto o jovem.- Sim, iríamos gastar cada centavo. .
-
Pois bem, todos nós somos cliente desse banco do tempo. Todas as manhãs é creditado em nossa conta 86.400 segundos. Todas às noites o saldo zerado, se tiver sobras é debitado na conta de perdas. O que não foi usado se evapora, não adianta chorar porque não há volta. Você precisa gastar, vivendo no presente o seu saldo de tempo diário. Invista, então meu caro jovem, no que for melhor: Na saúde física e mental.
.
Para isto é preciso dedicar a convivência saudável com amigos e familiares, na leitura de conteúdo nobre, no trabalho dignificante e na religiosidade. O relógio está correndo.Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
.
Para perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu o ano.
Para perceber o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve o seu bebê prematuramente.
Para perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de um jornal semanal.
Para perceber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.
Para perceber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião.
Para perceber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Para perceber o valor de um milissegundo, pergunte a alguém que recebeu a medalha de prata em uma Olimpíada.
.
Valorize cada momento que você tem! O universo opera através de forças dinâmicas onde dar e receber são diferentes aspectos do amor. Amplie-o com alguém especial para gastar o seu tempo junto com você. Pois, o tempo não espera por ninguém. O ontem é história, é memória. O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva divina, por isto mesmo é chamado presente.
.
Pense nisso, mas pense agora!
.
Saulo Gouveia Carvalho (saulo@saulogouveia.net) - Adaptação de: "Belas Parábolas sobre dinheiro"
.
.
Então tá...
.

2 comentários:

Mylla Galvão disse...

Que texto verdadeiro! Se não usarmos o tempo com sabedoria, perdemos muitos instantes preciosos de nossa vida!
Eu posso falar que vivi cada segundo da minha vida... E ainda continuo vivendo... Mas não sei dizer se foi com sabedoria ou não... Apenas vivi...
Tem texto interessante no Vidas linha http://vidaslinha.blogspot.com
bjão

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Um texto verdadeiro!!Deixar passar o tempo é perder momentos preciosos que não terão retorno!!

Um beijo,enquanto é tempo!!!

Sonia Regina.