segunda-feira, 16 de março de 2009

A Lenda de Amaterasu

Hoje eu estava vendo o programa Mulheres, da TV Gazeta (sim, ainda estou de férias - até 3ª feira, mas acho que vou estender até 4ª....), e eles estavam falando sobre os signos. Esperei pra ver o que iriam falar sobre escorpião. Eu acho que eram cartas de tarô, e as cartas sorteadas para escorpião foram: A Força e Amaterasu. Eu achei bem interessante, porque fala sobre o que tenho sentido, sobre passar por cima das coisas ruins que aconteceram, esquecer as desilusões e dar o perdão.
Então fui buscar mais informações sobre Amaterasu. Foi a 1º vez que ouvi falar, vejam aqui o que encontrei:



Amaterasu é o sol feminino do Japão. Tem 2 irmãos: Uzume, a Deusa Xamã da alegria e um irmão chamado Susano-o, cujo único prazer era atormentar -lhe. Um dia, Suzano-o matou um cavalo de Amaterasu (animal que lhe era sagrado) e jogou sua carcaça sangrenta sobre ela e suas criadas que estavam no quarto de tear.

Amaterasu ficou tão horrorizada com o incidente, que se escondeu em uma caverna funda, no centro da terra, chamada de “Caverna Rochosa” e se recusou a sair. Como resultado, o mundo mergulhou na escuridão. Pois, sua função era trazer o sol para tornar os dias mais quentes.

Durante sua ausência a escuridão e os demônios dominaram a terra. Sem seus raios de luz, todas as coisas vivas começaram a morrer. Temendo o caos, 800 deuses penduraram um espelho de oito lados e jóias Yasakani em uma árvore sagrada que se localizava em frente à caverna. Por meio desses artifícios, eles esperavam iludir Amaterasu que ainda havia luz no mundo, apesar de sua ausência.

Enquanto isso, a deusa Uzume subiu encima de uma tina invertida para dançar. Tomada pela excitação de sua dança, ela despiu toda a sua roupa. Isso fez com que os deuses rolassem de tanto rir.

Toda essa algazarra despertou a curiosidade de Amaterasu, que abriu a entrada devagar e suavemente seus raios de luz começaram a brilhar. Os galos começaram a cantar, as jóias brilharam e o espelho pendurado na árvore refletiu sua luz. Ela então pensou que havia alguém ou algo igual a ela, iluminando o mundo. Diante do espelho, acabou se esquecendo de sua dor e medo. Entendeu que daquele dia em diante deveria ser mais determinada para continuar seus deveres no céu.

Retornou imediatamente para seu palácio e fez votos para nunca mais se assustar com qualquer tempestade. Espelhos foram colocados por toda parte de seu palácio, para que todos os que passassem por eles pudessem contemplar-se.

E foi assim, através dos risos dos deuses, provocados por Uzume, e pela maravilha de seu próprio reflexo que Amaterasu retornou do exílio, deixando o mundo novamente cheio de vida e esperança.

A mensagem das irmãs Sol e Alegria é a de que podemos encontrar sabedoria e cura no humor. Todos nós já passamos por períodos nas nossas vidas em que nos refugiamos nas cavernas escuras de nossas depressões, desilusões ou obsessões.

Temos que empreender viagens para sairmos da escuridão para a luz. A cada dia podemos fazer essa viagem. O remédio para tudo isso está no riso e na alegria!
.
Interessante! Cada cultura encontra a sua própria maneira de transmitir conselhos e sabedoria. O que a medicina ocidental prega como cura para as dores da alma, os japonese já conheciam a milhares de anos.
O segredo é rir, ter humor. Vamso colocar isso em prática a partir de agora: 1, 2, 3 e já!!!!!
Xausss....

Um comentário:

Day Pinheiro disse...

Oi querida! Eu vim visitar! Com um convite daqueles..rs Obrigada pelo carinho! !Que bom que gostou do blog! E do post. hehe Adorei o seu tb! E já to seguindo! O beijo!!