terça-feira, 7 de abril de 2009

Minha Cuiabá - 290 anos!


Neste 08 de abril minha querida cidade verde, Cuiabá, estará completando 290 anos!
Conheça um pouquinho de sua história:

Em 8 de abril de 1719 os bandeirantes Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil, fundaram a cidade de Cuiabá às margens do córrego da Prainha, devido a descoberta de ouro. As minas de Cuiabá ficaram conhecidas como “Lavras do Sutil”, e naquela época era a maior fonte de ouro que se teria achado no Brasil.

Localizada a uma altitude de 165 metros, a Capital possui uma área de 3.984,9 km2, com um clima tropical umido no verão (dezembro a fevereiro) e seco no inverno (junho a agosto). A temperatura máxima, nos dias mais quentes, fica em torno de 45ºC (lembra da música do Skank: "é como não sentir calor em Cuiabá"?). A mínima varia entre 12 e 14ºC.

É em Cuiabá que fica o Centro Geodésico da América do Sul. Em outras palavras, é aqui que fica o ponto central da América do Sul! Detalhe: O local já foi uma praça de enforcamento de condenados e também um campo de touradas!!!

O mais gostoso de Cuiabá é a sua culinária: tem a maria isabel (arroz com carne seca); a original farofa de banana da terra (delícia!); a paçoca de pilão feita com carne de charque e farinha de mandioca temperada (com uma coca-cola fica mara); o furumdu, doce preparado com mamão verde, rapadura e canela; o pixé elaborado com milho torrado e socado com canela e açúcar; o bolo de arroz cuiabano; o francisquito (tipo de biscoito); os doces de caju e manga; o inigualável licor de pequi e o afrodisíaco guaraná de ralar que substitui, nas famílias mais tradicionais cuiabanas o cafezinho brasileiro. Tem também a garrafada "nó de cachorro", dizem que émelhor do que viagra!

O melhor de Cuiabá são os CUIABANOS! Gente alegre, faceira e que recebe muito bem os "pau rodado" (gente que vem de fora). Inclusive, o povo que vem pra cá, come a cabeça de pacu (pacu é um peixe) e daqui não sai mais. Isso é tão verdadeiro que aqui temos gente de todo o país e da américa do sul também. Não faltam paulistas, gaúchos, paranaenses, mineiros (papai é mineiro e mamãe cuiabana), nordestinos, cariocas, bolivianos, árabes, japoneses e até mesmo os nossos arquirivais (o povo do mato grosso do sul) é bem recebido. Pra esclarecer: sabe a rixa Brasil X Argentina? Pois é, não é nada se comparado com a rixa Mato Grosso X Mato Grosso do Sul, mas isso é assunto pra outro post.

Então, coincidência ou não, esta semana em sua coluna na Revista Veja , Tony Belotto fala sobre Cuiabá, mais especificamente sobre um restaurante que tem aqui e ele diz que é o melhor do Brasil em comida árabe!!!! E ele recomenda a vinda pra cá: "Recomendo uma viagem a Cuiabá......... uma parte muito interessante e quase desconhecida do Brasil -, onde não se pode deixar de conhecer o Al Manzul". http://veja.abril.com.br/blog/cenas-urbanas/
Não tenho palavras para descrever meu amor por Cuiabá. Não é um lugar perfeito, pois como toda grande cidade têm seus problemas, mas é onde nasci, cresci e é onde vivo. Não tem como não amar! Uhuuuuuuuu... dá até pra cantar a música do RC "como é grande o meu amor por você"... Rsrsrss...

Separei algumas fotinhas: não tem da Chapada, que fica aqui pertinho, porque Chapada é outra cidade, mas se vier pra cá, conheça a CHAPADA DOS GUIMARÃES - é um lugar lindo, maravilhoso.

Foto 1:
>>>>Comida Típica: pacu assado, ventrecha de pacu frita, doce de caju, farofa de banana, arrox com pequi e bolo de arroz.

Foto 2:
>>>> Algumas das igrejas de Cuiabá. A que eu considero a mais linda, não está aqui (não encontrei a imagem).
A 1º igreja da foto (porta azul) fica em cima do morro da luz, no centro da cidade. Foi construída lá em cima porque no morro da luz havia uma mina de ouro então, se por acaso, alguém encontrasse ouro ali, pertenceria à igreja ou Estado. Olha a ganância do povo! O ouro já tinha dono!
A igreja com o telhado vermelho é a catedral; A igrejinha branca é muito fofa! É onde acontece todos os anos a festa de "São Benedito"; A igreja rosa é muito linda! Tem uma escadaria gigantesca. Quando eu era criança sempre pensava que quando eu me casasse iria tirar foto vestida de noiva na escadaria. Pra você ver, bom gosto nasce com a gente! Rsrssss...

Foto 3:
Algumas imagens aéreas de Cuiabá.



Pra quem quiser conhecer mais:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/

Achei no youtube:
Música - Voa Tuiuiu.... http://www.youtube.com/watch?v=DN22Hu4ahSM&feature=related
Música - Cuiabá, Cuiabá.... http://www.youtube.com/watch?v=HoWGXC1HsMc&feature=related
Música - Pixé (amoooooooooo a partir de 3:30) http://www.youtube.com/watch?v=A6qh0nGNFeQ&feature=related
Saudoso Liu - Ocê qué Vê escuta... http://www.youtube.com/watch?v=bQRZchCS2hw&feature=PlayList&p=098B2C4591C248FE&index=0&playnext=1

Xaussssss...


2 comentários:

Nade T. disse...

Parabéns, Jo!
Parabéns, Cuiabá!
Que as duas estejam sempre bem e feliz e que continuem a mostrar a beleza presente em vocês!
Bjs e lindo dia!

Visite o Orgulho de Ser
http://nadejane.blogspot.com

Amiga do Cafa disse...

Parabéns para Cuiabá !
Parabéns para os CUIABANOS !
Gente alegre é coisa muito boa...
As fotos das comidas me deixaram com água na boca.....hummmmmm !
Feliz Páscoa !
Beijão.