quarta-feira, 22 de abril de 2009

22 de abril - Dia do "Descobrimento" do Brasil...

Quem descobriu o Brasil?
Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500.
.
Essa era a 1º pergunta que eu deveria decorar para a prova da 2º série, me lembro muito bem! Mas isso só deve ser importante para os alunos, pelo menos no meu tempo era. Nos dias de hoje, parece que essa data já não tem tanta importância. Pode buscar na net, no google, não se vê muito essa notícia: HOJE ESTAMOS FAZENDO 509 ANOS DA DESCOBERTA DO BRASIL.
.
Tudo bem que não foi uma "descoberta" e que a história dos ventos que desviaram as caravelas é balela (aprendi isso no 1º ano do 2º grau. Até então, eu sempre acreditei na historinha). Mas acho que deveríamos lembrar disso, até mesmo pra contar a história real. Tem muita gente que ainda acredita nos "ventos".
.
Tem gente que até critica o fato de se comemorar o dia 21 de abril (Tiradentes) e não se comemorar a "descoberta" do Brasil. Acho que isso tudo é proposital: "vamos esquecer que fomos usados, a interesse de Portugal pra se manter como uma potência do velho mundo, e vamos nos lembrar da luta de sangue para que esta terra deixasse de ser uma colônia de Portugal". Acho até mais bonito!
.
Acontece que muitas pessoas preferem ter a visão romântica do "Óh que lindo, o Brasil foi "descoberto" no dia 22 de abril". E onde é que fica aquela parte dos milhões de índios que morreram, e das riquezas que nos foram roubadas?
.
Temos que ter mais consciência, temos que procurar conhecer os fatos. Nem sempre o que nos contam é a verdade. É por isso que temos que buscar, nos informar por nós mesmos. Não estou aqui batendo o pé dizendo "que se dane o 22 de abril, a "descoberta" do Brasil". Não é preciso tamanha revolta! Mesmo porquê, caso isso não tivesse acontecido, talvez eu nem estivesse aqui! O que quero dizer é que, se todos os anos comemora-se com tanto alarde o 21 de abril e de forma mais singela, lembramos do dia 22 de abril, é porque estamos valorizando a nossa história de luta e de opressão, sim! Ou alguém aqui faltou a aula de história em que a professora contou sobre as toneladas de ouro que se retiravam daqui, dos impostos que ainda tínhamos que pagar por isso, da quantidade de plantas, árvores, flora e fauna que nos foram surrupiadas e da quantidade de inocentes, reais "donos da terra" que foram massacrados?
.
Deixemos a historinha meiga dos ventos que desviaram as caravelas pra lá. Vamos lembrar sim, da "descoberta" do Brasil, mas vamos mudar o nosso futuro. Vamos trabalhar, vamos mudar nossos comportamentos e atitudes, precisamos REDESCOBRIR o Brasil em cada brasileiro.
.
Encontrei
essa vídeo do Legião - que falta nos faz o Renato! - da música Índios, é linda! Ela nos faz pensar que a história dos inocentes enganados em 1500 se repete até hoje, nos milhões de brasileiros enganados por políticos, nos homens e mulheres enganados por seus "amores"....
.
Não sei porquê, mas não tô conseguindo colocar o vídeo aqui! Esta é a minha última tentativa, caso não dê certo, clica no parágrafo de cima, que vcs vão ver o vídeo lá no youtube.

.

Xaussssssss

7 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

passei pra conhecer o blog
bjs

Fênix disse...

Oi! Vim agradecer a visita e conhecer o seu cantinho, agora estarei sempre por aqui.
Bjs

Deyse Lopes disse...

oi Jo, encontrei seu blog no just lia, adorei conhecer tudo por aqui... bjusss

Sueli disse...

Melhor coisa que podemos fazer é esquecer o passado. Já foi mesmo, passou, não tem como mudar. Está certa quando diz em mudar nosso futuro. É vivendo um hoje muito bom é que o amanhã poderá ser melhor. Abração!

Blog Dri Viaro disse...

Oi , tenha um otimo final de semana
bjs

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Oi,Jo!Faço parte de um site,o "Café História" e no dia 22 lancei nos tópicos das discussões exatamente esta questão.Que "descoberta" é essa?Não deveríamos chamá-la de invasão?

É como famílias que invadam uma casa onde já exista moradores e façam desses moradores,pela força seus escravos e surrupiem todos os bens destas pessoas.Como se descobre um lugar onde habitam milhares de pessoas?

Excelente post que veio ao encontro do que penso.Temos mesmo de enaltecer aos que tentaram nos livrar do jugo dos opressores sendo por isso martirizados cruelmente,como o nosso Tiradentes.

No entanto, acredite,neste mesmo site tenho um blog onde postei no dia 21 uma homenagem a ele.Houve críticas e dúvidas sobre o valor deste homem e chegaram ao cúmulo de afirmar que este "mito",foi criado pelo golpe militar.Quando entrei na escola há 60 anos atrás os relatos que aprendi sobre ele são os mesmos de hoje.Onde entra o golpe militar nisto?

Outro dia um comentarista em meu blog declarou que determinada igreja em Portugal se deteriorou há séculos atrás quando o país parou de receber o ouro brasileiro!

Acho que está de bom tamanho,pois acbou virando um post!

Beijos e adorei encontrar alguém que pensa e fala o que pensa,como eu!!!Sonia Regina.

Mylla Galvão disse...

Olha, concordo com você que diz que se comemora o 21 de abril com estardalhaço e o dia 22 passa despercebido... E que o mito da "descoberta" do Brasil é falsa!!! Mas quando ensinamos isso na escola às nossas crianças, o que devemos fazer então? Criar um texto verdadeiro sobre o Brasil? Sobre a "Descoberta", para crinaças tão novas?
Belo post!
Bjão