quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Analfabeto Político

.
Diante dos últimos acontecimentos políticos (nacionais e internacionais) em nossa nação, encontrei um texto que me fez pensar nas escolhas que temos feito:
.
O Analfabeto Político.
Bertold Brecht
.
"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem das decisões políticas.
O Analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que de sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais..."
.
Não sou afiliada a nenhum partido de esquerda, ou direita. Sou afiliada ao partido do "melhor pra nós". Aqui no Brasil, ano de campanha é igual a ano de copa do mundo. Todos torcem emocionados, compram briga na rua por causa do seu candidato, mas e depois? Se calam diante dos casos de corrupção que vem à tona envolvendo seus escolhidos, e o que é ainda pior, votam nele novamente. ATENÇÃO, PRESTE MUITA ATENÇÃO em tudo o que está acontecendo em sua cidade, em seu Estado e no País. Não pense que o seu candidato vai ser o salvador da pátria, porque não vai! Mas pense bem se a pessoa que você está escolhendo merece realmente o seu voto. Nem pra cadeia eles vão! Nós, cidadãos comuns com diploma universitário, caso venhamos algum dia a ir pra cadeia, já não temos mais o direito a uma selinha especial, já nosso queridos políticos tem toda uma proteção, foro privilegiado!
.
->Veja a relação dos políticos envolvidos no caso das passagens... esses não merecem nossos votos. Se você for parar pra pensar, o caso da passagem é pouco, existem muitas outras coisas, que não aparecem para a mídia. Quem rouba um tostão, rouba um milhão!!!
->Veja bem as pessoas com as quais o seu escolhido está envolvido. Quem são seus "amigos"?
.
Claro que poderemos ser enganados, votar no lobo em pele de cordeiro, mas isso já está além do nosso alcance. Pelo menos teremos a consciência limpa. Chega de descaso, chega de loteria. Precisamos aprender, precisamos nos conscientizar. Urna não é latrina! O analfabeto político, eu não quero ser mais um e você?
.
Xausssssss...
.

3 comentários:

Amiga do Cafa disse...

Eu tive um professor que dizia que brasileiro gosta muito de protestar cantando a música do Geraldo Vandré, com ombro encostado, chorando.....e saiu dali, acabou o protesto.
E eles continuam se elegendo. Sempre os mesmos.
E por quê ? Porque continuamos votando neles. Tem gente q troca voto por dentadura. Aí não tem jeito.
Ótimo artigo.
Ah simmmmm........calma , tá chegando ! risos
Bom final de semana.
Beijão !

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Excelente texto!Todos os brasileiros deveriam lê-lo!

Infelizmente nosso povo é do "oba-oba":carnaval,futebol,cerveja...

Reclamam mas pensam que alguém vai fazer alguma coisa,não eles e com isso o povo nada faz...

Parabéns!

Beijos!Sonia Regina.

Mirian Mondon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.