segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Palavras Falsas.

.
A Sogra e a nora eram absolutamente diferentes.
A primeira, milionária, porém, simples e autêntica. A nora, não.
A Nora com o casamento, conseguiu razoável posição social, mas até os seus gestos eram estudados; a voz tipo empostada; sua maneira de vestir e andar soavam falso. Contudo, ainda era tida como mulher de bom gosto. E foi por causa desse "bom gosto" que a sogra lhe incumbiu de comprar alguns novelos de lã da melhor qualidade, para que ela crochetasse um xale. A única exigência era que fosse cor-de-rosa pálido, bem bonito!
A sogra ultimava o enxoval da sua caçula, que estava noiva. Julgando ser o referido xale para o enxoval da cunhada, a nora saiu para comprar a lã. "Cor-de-rosa--pensou--só poderia ser essa a cor em tom bem maravilha para satisfazer o gosto dos caipiras..." Então, antegozando o prazer de ridicularizar, escolheu o tom rosa bem chamativo. O rosa-shocking! Voltou para casa triunfante.
A sogra estranhou o bom gosto da nora, mas agradeceu-lhe e começou o trabalho. Era ela o protótipo da mulher virtuosa. Tinha as mãos sempre ocupadas. O trabalho cresceu e a nora não poupava elogios à capacidade da sogra e à beleza do trabalho após concluído.
Certa de estar mesmo correspondendo ao gosto da nora, ela caprichava no acabamento da peça, e quando já ultimava o remate do xale, a nora, maldosamente, sugeriu um laçarote em tom ainda mais vivo, nas duas extremidades. Vendo que a sogra acatou sua opinião, ria-se intimamente ao imaginar a cunhada protegendo os ombros com aquele xale cafona, caipira...
E foi assim, diante das falsas exclamações de admiração, revestida de ironia da nora que repetia sem se cansar:-"que obra de arte! quanta perfeição!"
A sogra, contando agora com a presença do filho, entregou o xale à nora dizendo:
"É seu. Eu o fiz para você! Foi por essa razão que lhe pedi que escolhesse o tom a seu gosto, pois já sabia que a cor era a da sua preferência".
O marido, que jamais percebera a falsidade da esposa, acabou por impor-lhe, involuntariamente, o maior castigo da sua vida ao dizer:
"Hoje jantaremos fora com nossos amigos e quero que use o xale que representa a fusão do seu bom gosto com a capacidade artística da mamãe!"
E os três.. A sogra com o filho e sua nora, foram ao restaurante mais fino da cidade, e a Nora com o xale vestido em seus ombros.
.
Por muitas razões as pessoas, muitas vezes, têm deixado de ser honestas nas sugestões dadas; nas relações mais íntimas e até nas suas próprias preferências. Ora o fazem para não melindrar alguém e ora deixam de fazer para ser agradável a outrem. Mas ainda existem aqueles que vão além, cultivam a falsidade com o intento de ridicularizar alguém ou até para serem considerados modernos, finos, de bom gosto...
Seja sincero(a) com você mesmo: no dia de hoje,você viveu a honestiade?
"Onde há luz, não existem trevas".
.

Nenhum comentário: