quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Impressões....

.
Não sei se a palavra a se usar aqui é essa: "impressões". Acho que não é bem isso, mas no momento não consigo explicar.
Algumas pessoas depois de um certo tempo de convívio, acabam por se mostrar como são. O comum é dizer que a "máscara" caiu. Outras, sustentam a máscara durante muito, muito tempo. Talvez por toda uma vida. Esses devem viver como se estivessem em um palco, representando.
Outras ainda, só se mostram como são quando as coisas mudam. Dependem da situação, das circunstâncias. Há um dito conhecido que diz algo assim: "você só conhece uma pessoa depois que dá poder à ela". Essa é uma verdade.
.
Eu conheço alguém assim. Acho difícil encontrar quem não conheça. O problema do arrogante é que ele acaba levando um monte de gente a torcer contra ele. E depois se diz injustiçado! Não percebe a enorme torcida contrária que se junta por conta de suas ações e comportamentos. Um outro problema é que não reconhece esse seu defeito, mas aponta as falhas nos outros. Culpados somos nós, os contrários. Os invejosos, como diz!
.
Há um tipo de arrogante que supera qualquer outro: aquele que está colado em alguém que tem poder. Esse poder não precisa ser o de um Presidente da República, por exemplo. Pode ser o de um Diretor, um Secretário... O duro pro arrogante pequeno é quando seu chefito cair. Porque cai, uma hora cai. E aí, cada a arrogância, cadê o poder? Cadê?
.
Já faz um tempo tenho ensaiado sobre isso tudo que escrevi. Não quero que utilizem minhas palavras contra mim. Enquanto escrevo estas linhas, vejo bem nitidamente a figura da pessoa em minha mente. Outros que a conhecem concordariam. A intenção aqui não é atacar, mas servir de desabafo.
Nesta mesma semana li em um blog que gosto (da Joyce) um texto sobre arrogância. Mas a que me refiro não é a mesma arrogância que a Joyce descreve. A pessoa arrogante daqui, não tem qualidades. Sei que muitos poderiam pensar: ninguém é só defeitos! Sim, é verdade, mas a arrogância é um defeito que supera qualquer qualidade.
.
Não sei onde li uma frase que dizia que a arrogância precede a ruína. Deve ser mesmo. Se deixar por conta da torcida contrária, é isso que vai acontecer. Quando acontecer, tomara que sirva de lição. O duro é que, mesmo que aconteça, o arrogante não irá aprender.
.
Fui!

Um comentário:

Carolina Diniz disse...

Oi JO, muito prazer...Ainda não conhecia seu blog. Você escreve muito bem.

Em relação ao post, por que está com tanto asco de pessoas arrogantes? Por que isso incomoda tanto você?
Também sou escorpiana e vivo em mutações, já estive em seu lugar algumas vezes e não sei exatamente o porquê isso não tem acontecido mais. Na verdade eu imagino, mas...não vem ao caso.
Esses dias eu li um livro sobre o poder do subconsciente. É o máximo. Muito bom. Um capítulo do livro é dedicado só aos sntimentos de inveja, arrogância, ódio e outros pensamentos ruins. Vale a pena dar uma olhada.

Um beijão e bom fim de semana.

adorei o seu blog.